Arte na Pele



  Tem dúvidas sobre tatuagem? Onde e quando fazer? Acompanhe a entrevista do do Coisa de Diva com o Studio Arte na Pele!


1-Qual a definição da tatuagem? E porque fazer uma?
( opinião de vocês como profissionais e tatuados)
A tatuagem é sobretudo uma característica cultural, na antiguidade, a tatuagem marcava e distinguia civilizações que adotavam traços específicos para que os indivíduos pudessem se identificar. As técnicas e o apelo social têm mudado ao decorrer da evolução da sociedade – de maneira globalizada – porém a característica principal resiste ainda hoje: tatuagem são marcas sociais, arte estampada na pele, que identifica esses indivíduos, os agrupam, os segregam e eternizam a visão de estética, simbologia de cada um.
As motivações são variadas, pessoas gostam de contar suas histórias e homenagear. O que percebemos no ARTE NA PELE é que as pessoas têm entendido que nossos corpos são mobiliários urbanos, cada tatuagem hoje traz uma marca de uma época, de uma experiência coletiva ou pessoal, como uma música, uma poesia ou um grafitti estampado nos muros das cidades.

2-Qual a primeira coisa que uma pessoa deve pensar antes de fazer uma tatuagem?
É necessário que as pessoas acreditem no que estão tatuando, se vejam refletidos naquela arte. Hoje o que faz sentido pra você, de repente não diga nada em cinco anos. As tatuagens marcam épocas na evolução pessoal, existem pessoas que carregam com orgulho a lembrança de uma época – apesar de passada – é a sua história contada, é necessário ter zelo pelo corpo e saber como você vai querer contar a sua história.

3- Qual a opinião de vocês em relação a como é encarada uma pessoa tatuada?
Uma pessoa que tatuou, é um indivíduo sobretudo que gosta de arte, que tem coragem e que não tem receio de contar a sua história. Uma pessoa que se vê legal aos 60 com uma marca que fez ao 20, senta com os netos e lhes contam a história dessa marca, cada marca tem que ter uma boa história, a sua.

4- Tatuagem é símbolo de rebeldia?
Culturalmente a tatuagem agregava, não segregava. Durante o processo de adaptações desse hábito antigo para a modernidade (lê-se século XX) o ato de tatuar foi relacionado à contestação, à rebeldia, por quê não? Hoje, a tatuagem não é encarada como uma atitude subversiva, a evolução da sociedade não permite mais julgamento de caráter por orientações artísticas, sexuais, por exemplo. O tempo mostrou que o caráter independe do que você escolhe fazer, desde que isso não interfira de maneira negativa no outros.

5-Com quantos anos é indicado a primeira tatuagem?
Por lei, a maior idade (18 anos, no Brasil) ou com autorização dos responsáveis a partir de 14 anos.

7- Qual a opinião de vocês sobre remoção de tatuagem?
A necessidade de retirar uma marca depende das circunstâncias que motivam esta pessoa. Apesar do avanços de tecnologias especializadas nessa prática, as sessões são doloridas e o resultado estético não é o desejável. Portanto, a orientação é: faça quando estiver pronto. Tatuar é uma atitude, como qualquer outra e as atitudes têm consequências.

8-Tatuagem colorida pode ser removida?
O processo é o mesmo para as tintas, a diferença é o número de sessões. Cobrir a tatuagem com um profissional qualificado ainda é a melhor solução.

9-Tattoo com ou sem anestésico? Existem alguma contra indicação?
Não aconselhamos anestésicos injetáveis, o mercado disponibiliza pomadas de aplicação local, dura em média 60 minutos. Salvo caso de alergia, não há contra indicação.

10-Um conselho para quem tem pele negra e deseja fazer uma tatuagem?
Evitar cores, traços vazados e argumentos tribais ( de tribos ) em tinta preta. Sombreamento em escala de tons cinzas para branco, para efeitos.

11-Qualquer pessoa pode ter uma tatoo?
Desde que não haja restrições médicas, sim.

12-Qual o risco de contaminação com tatuagem?
O risco é zero quando são respeitados as normas da Vigilância Sanitária ( biqueiras higienizadas e esterilizadas em auto – clave, agulhas descartáveis, luvas e máscaras). As tintas usadas por estúdios profissionais também são regulamentadas pela ANVISA.

13- Quais são os requisitos básicos na hora de procurar um Studio?
Saber se o estúdio obedece às normas da Vigilância Sanitária, é fundamental conhecer o trabalho do profissional, o tatuador.

14- Existem cuidados pré e pós tatuagem. O que é realmente importante?

No que tange à estética orientamos a não pegar sol no local escolhido por duas semanas antes de tatuar. Após, evitar sol sempre, recorrendo ao uso de bloqueador solar quando necessário. É orientado uso de pomadas cicatrizantes e evitar comidas gordurosas até a cicatrização completa.

15- No dia da Tatuagem o que é importante?

Estar seguro da tatuagem escolhida, do estúdio e do profissional.

16-A opniao do profissional também conta ou só o que vale é o desejo do cliente?
Cliente e tatuador conversam sobre a ideia inicial, em alguns casos os clientes querem realizar a tatuagem sem alteração ou interferência do profissional, por conta e risco, e a vontade do cliente deve ser respeitada. Geralmente, o tatuador adequa ao tipo de pele, local, contando com a experiência adquirida, ao desenho escolhido pelo cliente.

17- Quanto mais caro o estúdio, melhor é a tatuagem?
Não. O procedimento deve custear o material, a manutenção do estúdio e a mão de obra do artista/profissional. Há casos que a fama suplanta a técnica do tatuador e o cara cobra o que quiser (risos) e não está errado, porque tem gente que paga, meu camarada. Mas, é política de cada estúdio. Essa não é a nossa.

 18- Qual o valor máximo ou mínimo que uma tatuagem pode chegar?
Cada estúdio negocia de acordo com seus custos. Não há tabela.

19-Quais sao os maiores desafios para quem quer se tornar um tatuador ou ter um Studio?
É Necessário a prática constante do desenho e a transição do lápis para a máquina de tatuar. São três T’S : talento, técnica e treino.

20-O que é preciso para se tornar um tatuador? Basta só desenhar ou existe um curso?

Cursos de desenhos para aprimorar técnicas, estudo em peles (cobaias) e treino.

21- O profissional que trabalha com tatuagem, hoje tem sua profissão reconhecida?
Como categoria? Infelizmente, ainda não.

23-A quanto tempo existe o AP?
O estúdio existe há 10 anos. Foi fundado pelo Rossi, há um ano está sob nova direção, com novos projetos e direção.

22-Quem é o Arte na Pele?

O ARTE NA PELE é um estúdio na arte de tatuar. Nós vimos o corpo humano como um mobiliário urbano, que carrega a história que esta sendo contada agora, através de música, uma manobra de skate, um evento de cultura urbana, um muro com mensagem. Por isso, além de trabalhar o produto “tatuagem”, o ARTE NA PELE é um suporte underground para livre expressão e propagação de boas ideias para o bem.

24- Há quanto tempo, cada profissional trabalha com isso e por que?
Rossi (fundador do estúdio) se dedica há 23 anos à arte. É engenheiro por formação e tatuador por escolha. Jorginho, tatua há 8 anos. É grafiteiro, artista plástico, cenográfico e encontrou na tatuagem o encontro de suas aptidões profissionais.

25- Como achamos o AP?
Endereço: Rua Dias da Cruz, 188, sobreloja- 234, Méier / Rio de Janeiro – Brasil
telefones: 55 21 3271-9692
facebook: https://www.facebook.com/artenapele
twitter: @_artenapele

O Studio

By Rossi

By Jorginho

By Jorginho

By Rossi
 Joyce




Nenhum comentário:

Postar um comentário